PAGAMENTO ESPECÍFICO POR SUPERFÍCIE AO TOMATE PARA TRANSFORMAÇÃO

Versão para impressão
PDF

O Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. (IFAP, I.P.), informa que foram aprovadas para participar  no regime de apoio associado, superfícies para o setor do tomate para transformação designado por "Pagamento Específico por Superfície ao Tomate para Transformação, nos termos do disposto no artigo 15.º e na Parte A do anexo I do Despacho Normativo nº 2/2015, de 14 de janeiro, as seguintes empresas transformadoras de tomate para a campanha de 2017:

Continuar...

PDR 2020: Novas condições para a ação 3.3.1 - Investimento na transformação e comercialização de produtos agrícolas

Versão para impressão
PDF

Foi publicada a 30 de Novembro, em Diário da República, a Portaria n.º 301-B/2016, que define as alterações ao regime de aplicação da acção 3.3.1 (Investimento na transformação e comercialização de produtos agrícolas).

Esta operação tem como objetivo a realização de investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas destinados a melhorar o desempenho competitivo das unidades industriais, através do aumento da produção, da criação de valor baseada no conhecimento, em processos e produtos inovadores, na melhoria da qualidade dos produtos, numa gestão eficiente dos recursos, no uso de energias renováveis, desde que pelo menos 70% produção de energia seja para consumo próprio garantindo simultaneamente a sustentabilidade ambiental das atividades económicas.

Continuar...

PDR 2020: Novas condições para acção 3.2.1 - Investimento na exploração agrícola

Versão para impressão
PDF

Foi publicada a 30 de Novembro, em Diário da República, a Portaria n.º 301-B/2016, que define as alterações ao regime de aplicação da acção 3.2.1 (Investimento na exploração agrícola).

Esta operação tem como objetivo apoiar a realização de investimentos na exploração agrícola destinados a melhorar o desempenho e a viabilidade da exploração, aumentar a produção, criar valor, melhorar a qualidade dos produtos, introduzir métodos e produtos inovadores e garantir a sustentabilidade ambiental da exploração, visando nomeadamente.

  • A utilização eficiente do recurso água, incluindo a adoção de tecnologias de produção;
  • A gestão do recurso água, incluindo investimento em melhoramento de infraestruturas de rega tendo em vista as suas condições de segurança;
  • A proteção e utilização eficiente do recurso energia, incluindo a adoção de tecnologias de produção;
  • A melhoria de fertilidade e da estrutura do solo;
  • A redução da volatilidade dos preços dos fatores/produtos agrícolas;
  • A produção e/ou utilização de energias renováveis, com exceção da bioenergia a partir de cereais e outras culturas ricas em amido, açucares e oleaginosas, desde que pelo menos 70% produção de energia seja para consumo da exploração.

    Continuar...

MAR 2020 vai disponibilizar 78 milhões de euros de investimentos nas Pescas

Versão para impressão
PDF

O Ministério do Mar quer duplicar até 2020 a percentagem de capturas de pesca em Portugal provenientes de aquacultura, triplicar até 2023 a produção de pescado com origem neste processo de produção e, finalmente, triplicar o investimento feito no âmbito do quadro comunitário anterior, passando dos 58 milhões registados durante o PROMAR 2007-2013, para os quase 150 milhões que o Governo espera ver investidos durante o atual Programa MAR 2020.

Continuar...

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PROÍBE TALOAMINA

Versão para impressão
PDF

Os serviços da DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária, notificaram as empresas produtoras de fitofármacos sobre a taloamina, um co-formulante utilizado nos compostos herbicidas à base de glifosato, tendo em vista a retirada imediata desta substância do mercado.

Continuar...

ASSINATURA DE PROTOCOLO ENTRE O IFAP E INSTITUIÇÕES DE CRÉDITO

Versão para impressão
PDF

O IFAP celebrou um protocolo, no dia 15 de julho, com diversas Instituições de Crédito visando o estabelecimento de condições de financiamento especiais de apoio às atividades do setor agrícola e florestal.

A cerimónia realizou-se nas instalações do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (MAFDR) e contou com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas dos Santos, e do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira.

Continuar...

PUBLICADA A PORTARIA DA AÇÃO 10.2 DO PDR

Versão para impressão
PDF

Foi publicada a 25 de maio, a portaria que estabelece o regime de aplicação da ação 10.2Implementação das estratégias, integrada na medida 10 – LEADER, do PDR. 

Esta ação compreende os seguintes apoios: 

Continuar...